quarta-feira, 16 de novembro de 2011
MUSEU DOS DINOSSAUROS DE UBERABA-MG
domingo, 13 de novembro de 2011
quinta-feira, 28 de julho de 2011
terça-feira, 19 de julho de 2011
EXPEDIÇÃO – BRASÍLIA – GO – BA –PIAUÍ/JULHO2011.
Dia 16 de julho de 2011.
Parti de Gilbués- PI com o objetivo de chegar em casa, foram 13h horas de viagem e uns 800km de estrada bem conservada que favorecia o desempenho da minha Yamaha Lander 250 que foi perfeita do começo ao fim da minha EXPEDIÇÃO – BRASÍLIA – GO – BA –PIAUÍ/JULHO2011. OBRIGADO DEUS POR TUDO. VALEU!!!
EXPEDIÇÃO – BRASÍLIA – GO – BA –PIAUÍ/JULHO2011.
Dia 15 de julho de 2011.
Iniciei a minha volta pra Brasília às 10h na Jurema –PI decidi pelo caminho que leva a BR135 atravessando algumas pequenas cidades e vilarejos entre eles, Caracol-PI, Guaribas – PI, Santa Luz – PI até Cristino Castro – PI. Foi nesse trecho que percebi uma enorme relação entre a realidade e a obra de ficção de Guimarães Rosa, Grande Sertão Veredas. Foi quando tive a oportunidade de cortar mais de 100Km de sertão sem casas e qualquer sinal de água. Neste mesmo dia segui até Gilbués – PI, onde durmí em uma aconchegante Pousada.
EXPEDIÇÃO – BRASÍLIA – GO – BA –PIAUÍ/JULHO2011.
Dia 14 de julho de 2011.
Considero este o dia mais importante da Expedição, foi quando finalmente conheci o Parque Nacional Serra da Capivara – PI, fiquei encantado com tudo que vi, os animais, a paisagem com os seus paredões com mais de 70m de altura a infra estrutura e as pinturas rupestres, que são mais de mil. As pesquisas seguem e hoje existem muitas escavações e a novidade são fósseis da megafauna nas formações calcárias existentes nos limites do Parque.
EXPEDIÇÃO – BRASÍLIA – GO – BA –PIAUÍ/JULHO2011.
Dia 13 de julho 2011.
Durante a manhã conheci a cidade da Jurema-PI, de onde muitos migrantes, nos anos 60 e 70, partiram com destino a Brasília. Revi alguns antigos amigos. À tarde visitei o MUSEU DO HOMEM AMERICANO em S. Raimundo Nonato-PI, ele conta a ocupação da região pelo homem, desde a pré-história e defende uma teoria que explica a presença do homem no continente americano a mais de 40mil anos contestando as teorias mais aceitas.
EXPEDIÇÃO – BRASÍLIA – GO – BA –PIAUÍ/JULHO2011.
Dia 12 de julho de2011.
Acordei às 5:30h, organizei a bagagem e segui para Pedra Branca-Parnaguá-PI. Fui recebido pelo Sr. Antonio de Pequena, proprietário da Fazenda e conforme combinado no dia anterior, seguimos para a visita ao Sítio Arqueológico Toca dos Caboclos, um enorme paredão negativo, repleto de pinturas e também inscrições em baixo relevo e ainda sem escavações ou qualquer tipo de sinal de passagem de pesquisadores. Fotografei, conversei bastante com o Sr. Antonio. O local tem um enorme potencial para ser explorado, tanto cientifico quanto turístico, pois é de fácil acesso para todos. Retornei para Curimatá-PI às 11:30, e segui para Jurema- PI, passando por vários vilarejos, dos que me lembro: Morro Cabeça no Tempo-PI, Caraíbas - Pi, Feijão - BA, Peixe-BA estes município de Pilão Arcado-BA e depois Caracol de volta pro Piauí e depois de passar por um assentamento, cheguei na Jurema – PI e fui recebido pela família do meu tio. A viagem de uns 200Km não foi nada fácil, muita areia foi um verdadeiro Rally Dakar uma bela experiência onde tive a oportunidade de conversar com muitos sertanejos e admirar a paisagem e a rotina dura dos que vivem no sertão da divisa da BA com o PI. Cheguei na Jurema-PI, e já era noite, fui recebido pelos irmãos do meu Tio, conversamos bastante, foi um dia cheio de aprendizados onde pude ver as coisas que eu só conhecia pelos filmes e livros, valeu demais.
EXPEDIÇÃO – BRASÍLIA – GO – BA –PIAUÍ/JULHO2011.
Dia 11 de julho de 2011.
Hoje foi um dia muito legal, parti cedinho de Barreiras/BA e segui pra Curimatá/PI, estrada boa e muitas cidades pequenas. Cheguei por volta das 13horas em Curimatá e fui em busca dos meus meus objetivos, as pinturas rupestres. Saí do hotel ás 14h em busca de informações sobre sítios Arqueológicos. Conversei com um e com outro, perguntei.. depois já estava com o Sr. Antonio de Pequena, Vaqueiro,72anos e gente boa demais, cheguei tarde na fazenda e não podemos ir ver as pinturas porque eu estava de bermuda, a vegetação do sertão não perdoa os desavisados. Então marquei pro dia seguinte. Mas hoje valeu muito. Andei uns 550Km e estou inteiro.